sábado, 20 de outubro de 2018

Vinte anos de Dança das Palavras

Clique na  imagem para ler os poemas do livro.
Aproxima-se mais uma Feira do Livro de Porto Alegre onde, há exatos vinte anos, eu autografava meu terceiro livro. Editado dentro da Coleção 2000 pelo Instituto Estadual do Livro (à época dirigido pelo Arnaldo Campos), o livro trazia 51 poemas escritos ao longo dos anos 1990. O projeto gráfico, essa lindeza aí do lado, era do Flávio Wild, que aceitou sugestões minhas e utilizou fotos que o Ricardo de Abreu Neves tirou de meus atormentados rascunhos, especialmente para a ocasião. E ainda tinha o Luís Augusto Fischer, que escreveu um "Prefácio Contra".

O título faz referência a uma ênfase maior na "música" das palavras - o ritmo e as rimas - tendência que foi se firmando cada vez mais na produção posterior, superando uma abordagem mais visual que eu tinha até então. Parte importante dessa "descoberta" deve-se à oportunidade de frequentar um curso de extensão em Poética (única "oficina" que fiz na vida), ministrado no ano anterior na PUC pelo poeta Armindo Trevisan, que insistia para lermos os poemas em voz alta (algo que eu até então achava meio vulgar). Trevisan também teve a gentileza de fazer uma leitura crítica nos originais do livro, antes de eu enviá-los ao IEL.

Para comemorar a data, disponibilizei a íntegra dos poemas no meu site. (Onde já se encontram os livros anteriores, Viagens de uma Caneta por meus Estados de Espírito, de 1992, e O Primeiro Anel, de 1996). Todos estão esgotados, mas se você gostou dos poemas, vai encontrar uma seleção deles no meu livro mais recente, Luta+vã, à venda no site da Editora Libretos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário