Na foto de Cláudio Etges, da esq. p/dir: Pâmela Mânica, Raul Voges, Ângela Diel, Daniel Germano e Janaína Nocchi. |
O evento marcou a reabertura do Teatro São Pedro para espetáculos de produção privada (após dois eventos realizados pela própria administração). A lotação foi limitada a 1/3 da capacidade total.
Essa história começou lá no final de 2018, quando o diretor Décio Antunes - que havia lido meu poema dramático A aposta dos deuses (publicado em livro em 2007) me indicou para um projeto do compositor, violinista e regente Arthur Barboza e da cantora e produtora Ângela Diel. A partir de uma ideia central do Arthur e de alguns poemas de Florbela Espanca que ele já começara a musicar, fui encarregado de desenvolver um enredo. No jargão operístico, um "libreto", que vem a ser simplesmente o texto, a dramaturgia da ópera. Ou opereta, no caso, porque dura menos de uma hora, num único ato. A música é executada ao vivo, por uma pequena orquestra de violoncelos.
O argumento gira em torno de um triângulo amoroso entre a célebre violoncelista Maria (a cantora Ângela Diel); o galante Juan (o cantor Daniel Germano); e um violoncelo ciumento que adquire vida (o bailarino e coreógrafo Raul Voges). Completam o elenco duas bailarinas, que representam alter egos de Maria (Janaína Nocchi e Pâmela Mânica).
Em agosto de 2019, depois de algumas idas e vindas entre mim e o Arthur (com contribuições da diretora Jaqueline Pinzón, incorporada à equipe), o texto foi dado como pronto. O grupo foi crescendo, os ensaios começaram e a estreia foi marcada para abril de 2020, no Teatro São Pedro. Então veio aquilo que vocês sabem. Daí pra frente foi uma larga espera, que só acabou dia 13 de julho de 2021. Foram só quatro apresentações, por enquanto, mas certamente haverá outras.
Enquanto isso, para quem não pode assistir, adianto a letra de uma das canções, um dueto entre os personagens Juan e Maria. De todo o libreto, essa é a única canção da qual eu já tinha escrito uma versão, que após adaptada acabou servindo bem a propósito para o enredo. Arthur a transformou em um tango, e Jaqueline a colocou numa cena de baile.
JUAN
Há um instante na paixão
Quando ainda não falei
E o que vou falar, nem sei
Só imagino o sim ou o não
MARIA
Há na paixão um instante
Que vai passar sem demora
Que pode levar meia hora
Que nunca dura o bastante
JUAN
Há um instante na paixão
- Quem sabe o melhor de todos?
O presente cheira a novo
E o futuro é multidão
MARIA
Há na paixão um momento
Que é gostoso prolongar
Que vem antes de se dar
Aquele passo primeiro...
JUAN E MARIA
... Rumo ao coração do outro
Antes do primeiro desencontro.
O melhor do amor é essa vertigem
Não saber ao certo em que vai dar
Por mais que eu imagine
O prazer maior é imaginar
Há um instante na paixão
Quando ainda não falei
E o que vou falar, nem sei
Só imagino o sim ou o não
Há na paixão um instante
Que vai passar sem demora
Que pode levar meia hora
Que nunca dura o bastante
JUAN
Há um instante na paixão
- Quem sabe o melhor de todos?
O presente cheira a novo
E o futuro é multidão
Há na paixão um momento
Que é gostoso prolongar
Que vem antes de se dar
Aquele passo primeiro...
... Rumo ao coração do outro
Antes do primeiro desencontro.
O melhor do amor é essa vertigem
Não saber ao certo em que vai dar
Por mais que eu imagine
O prazer maior é imaginar
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